Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias - LCGGEO

Coordenador: Prof. Rafael de Castro Catão
Subcoordenadores: André Luiz Nascentes Coelho e Gisele Girardi

Email: lcggeo [at] gmail.com

Objetivos: O Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias - LCGGEO foi criado com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo geotecnológico, visando integrar e gerenciar dados e/ou informações com referência espacial, além de aplicar métodos e técnicas vinculadas ao Sistema de Informações Geográficas (SIG), Sensoriamento Remoto (SR), Processamento Digital de Imagens (PDI); Análise Demográfica, entre outras ferramentas com alunos da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Geografia, assim como outros departamentos de áreas afins da Universidade.

Atividades: O laboratório atende diversas disciplinas da Graduação e Pós-Graduação em Geografia como Sistemas de Informações Geográficas - SIGs; Introdução ao Sensoriamento Remoto; Dinâmica Demográfica; Métodos de análise Demográfica; Tratamento de Imagens Orbitais e Aplicações Geográficas; Sistemas de Informações Geográficas Aplicáveis a Recursos Naturais Renováveis, dentre outras.

O laboratório está estruturado para execução de projetos voltados para Produção e Análise de Informações Geográficas e Processamento Digital de Imagens, visando a Cartografia temática digital, Zoneamento Ambiental, Planejamento Municipal, Análises Hidrogeográficas, Modelagem em SIG.

Espaço físico

Sala 1 - Informática e Acervo Digital
Funcionário Responsável: Eduardo Segóvia Chrisóstomo
Estagiários: Allan Henrique Lima Freire
                    Alan Vitor Gomide
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira das 08:00h às 16:00 horas
Telefone: (27) 4009-2495
Email: lcggeo [at] gmail.com

A sala está equipada com 30 (trinta) computadores com softwares de SIG entre outros.
Possui um amplo acervo de dados espaciais (vetorial e raster) de órgãos como IBGE, ANA, ANEEL, IBAMA, INPE, IEMA, entre outros, além de ser credenciado ao Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo – GEOBASES.  O Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias junto com o Laboratório de Geografia Física possui também uma parceria junto ao Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em projetos como o de elaboração do Mapeamento Geomorfológico do Estado do Espírito Santo com emprego de Geotecnologias.

Sala 2 –  Cartografia e Imagem

Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira das 10:00h às 16:00 horas
Telefone: (27) 4009-7630
Sala equipada para execução de leitura, manipulação e produção de documentos cartográficos analógicos e para fotointerpretação por estereoscopia.
Possui um acervo com cartografia do IBGE e outros órgãos, além de aerofotos analógicos, GPS, conjunto de estereoscópios, curvímetros, planímetros, lupas, mesas digitalizadoras, entre outros equipamentos.

Sala 3 – Cartografia e Mapoteca
Sala equipada com 40 mesas e cadeiras apropriadas para manipulação de documentos cartográficos.

- O Laboratório possui acesso ao Portal de periódicos da CAPES -

- Normas de utilização --

•  É VEDADO O USO DE CELULAR no laboratório mesmo em modo avião ou em modo de espera (stand-by).

• O Coordenador do Laboratório é o profissional encarregado em manter a organização e ordem do laboratório, garantir os computadores em perfeito funcionamento, receber críticas e sugestões dos usuários, coordenar os trabalhos do monitor do laboratório, acatar as decisões da Câmara Departamental de Geografia, fazer cumprir as normas de utilização do LCGGEO.

• Os Docentes que solicitarem a inclusão, exclusão ou alteração de pastas/arquivos nos computadores deverão aguardar até 3 dias úteis para que o Estagiário ou Funcionário responsável efetue as modificações nos computadores. Caso a demanda seja urgente o Docente poderá efetuá-lo pessoalmente nos computadores.

• Os professores do curso de Geografia terão prioridade no uso do Laboratório para realização de aulas práticas das disciplinas lecionadas, inclusive, podendo fazer a reserva antecipada para o semestre corrente.

• Os horários disponíveis para uso dos microcomputadores (suporte aos discentes) está fixado na porta de entrada do Laboratório.

• Os usuários do Laboratório têm o dever de contribuir para a manutenção correta dos equipamentos de informática e infra-estrutura do laboratório, utilizando os microcomputadores, exclusivamente para ensino e pesquisa.

• Qualquer dano ou desconfiguração nos equipamentos do Laboratório deverá ser imediatamente comunicado ao responsável (Coordenador ou Estagiário).

• Os arquivos gravados no disco rígido devem ser copiados para a unidade de armazenamento pessoal (cd/dvd/pen drive) ao terminar sua sessão diária de uso. O disco rígido não deve ser utilizado para gravar arquivos de usuários.

• É vedado:

• Modificar a configuração dos microcomputadores ou instalação de qualquer aplicativo sem prévia autorização do Coordenador do Laboratório;
• Utilizar microcomputadores para recreação;
• Levar alimentos ou bebidas para o interior do Laboratório;
• Usar o celular no interior do Laboratório;
• Sentar em mesas ou colocar os pés sobre as mesmas.

OS DIAS E HORÁRIOS DE MONITORIAS DE SIG E SENSORIAMENTO REMOTO ESTÃO FIXADOS NA PORTA DA SALA 1 COM O NOME DO(S) ESTAGIÁRIO(S)/FUNCIONARIO(S)

Empréstimo de Equipamentos

A solicitação deverá estar devidamente preenchida, COM A ASSINATURA DO PROFESSOR REPONSÁVEL/ORIENTADOR e entregue no mínimo com 7 (sete) dias de antecedência para reserva do equipamento.

NOTA: Não será emprestado o equipamento se o formulário estiver preenchido de forma incompleta.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FORMULÁRIO